...

Falando de amor, de família,
de escolhas, de paixão por papel, do gosto por cozinhar,da alegria de pintar, do prazer de estar com amigos e da felicidade de fazer o que gosta.


Lilypie Kids Birthday tickers

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 10 de março de 2009

Coisa de gênio...

Oi, gente..
Esse post, vai ser um pouco "out"...nem sei se vale a pena escrevê-lo, mas já q são 1h da manhã, perdi o sono, tive um dia atribulado, família tá dormindo, to com um olho no padre e outro na missa... lendo notícias na net e vendo BBB....coisa de doido...então...
Em todos os lugares por onde passei hj, reais e virtuais , vi pessoas procurando culpados por alguma coisa...a variedade é infinita e isso me impressiona!!!
Recebo uma quantidade razoável de e-mails diáriamente, e pelo menos 40% deles culpam o governo Lula de alguma coisa...Dilma Rousseff e seu passado ( ou presente, quem sabe?) de guerrilheira parece ser a bola da vez...
Acho engraçado como o ser humano gosta de propagar e realçar sempre o lado negro das situações vividas, e nem percebe q assim está, no fundo, denegrindo sua própria imagem.
Adoro uma frase de Emannuel: "Comentar o mal, é multiplicá-lo."
Como não conseguimos assimilar uma equação tão simples!!!
E fazemos isso o tempo todo.
De maneira alguma, sou contra a liberdade de expressão...adoro ouvir opiniões...mesmo pq, me assumo inteiramente, um ser em mutação, e me esforço para estar aberta para tudo, pq sei q aprender, só me fará melhor....e melhorar a cada dia, meus amigos, é meu grande objetivo nessa vida.
Aí, divagando sobre isso td, ao som das vozes estridentes, de Ana e Naná, num desses "acasos" da vida, abro este texto:
"Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar superado. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".

Recebi esse texto de uma amiga Cláudia"a outra"André e vinha atribuído à Albert Einstein. Não tive tempo de pesquisar a autoria. De qquer forma, sem dúvida alguma, na minha modesta opinião, quem o escreveu é um gênio. A genialidade surge nessas frases pela colocação imensamente feliz, das idéias e palavras que se encontram num casamento perfeito. Mas não é só isso. A verdade que ouvimos constantemente em lugares comuns nos tempos difíceis, se vestem aqui de roupas novas, e vem mexer lá no fundo com nossos brios. Se é q os Alexandres Garcias da vida ainda nos permitem...
Sempre achei q as dificuldades jamais podem ser maiores q nós. Primeiro, pq na maioria das vezes, nascem de nossa própria compreensão dos fatos, mascarada pela velha arrogância.
E segundo, pq o tempo q perdemos nos lamentando, só nos afasta ainda mais das soluções. Lamentar, pra mim, definitivamente, é uma grande derrota. Mas a zona de conforto, quase sempre, se situa exatamente aí. Enquanto lamentamos, sentimos o "calorzinho aconchegante" de não precisar mudar. Mudar a estratégia, mudar o cabelo, mudar o casamento, mudar a escola dos filhos, mudar conceitos arraigados e q tantas vezes não passam de preconceitos.. Tão mais fácil culpar o governo, a sogra, o cachorro do vizinho...Mas a vida passa, gente... "O tempo ruge e a Sapucaí, é grande"!!!!
Filósofos ilustres, á parte, aprendi com meu pai, q o q a gente leva da vida, é a vida q a gente leva...e q é minha responsabilidade escolhê-la.
Pode ser fácil pra mim, afinal vivo uma boa vida...é,mas nem sempre foi assim. Muito pelo contrário. E mesmo hj, como toda mulher, q é ao mesmo tempo mãe, esposa, profissional, dona de casa, motorista, babá, amante, professora, psicóloga, melhor amiga, dublê de jogadora de futebol, domadora, etc, etc, etc....( e todas sabem muito bem disso), mato um leão á unha,nem sempre feita,todos os dias, pra q tudo permaneça na mais perfeita harmonia. Harmonia esta, q alíás, só se percebe q existe, qndo se perde....contradições da TPM ou menopausa, sei lá.....
E pra dizer a verdade, até gosto q seja assim... ajuda à aumentar minha convicção, de q nós somos nossas escolhas.
Dificuldades existem o tempo todo...maiores, menores....desde q o mundo é mundo. E o q determina o tamanho delas , é a forma com q a vemos.
Demagogia...talvez possa parecer, para quem ainda não conhece seu próprio potencial . Eu, modéstia a parte, já tive esse privilégio.
E nessas divagações filosóficas a la BBB, faço minhas, as palavras do "gênio":
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções.
A verdadeira crise é a crise da incompetência.

E tb, as da "sexagenária" Vovó Naiá , que grita na madrugada:
"To de saco cheio de paredão!!! "

Bjs da Familia

5 comentários:

  1. O blog tá MARA!!! Te adoro amiga!!! Beijoss.

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse...com propriedade! A noite de sono mal dormida rendeu frutos...e que frutos!!! ds bons...amei o texto, a fluência, a facilidade na expressão e eu de novo, aí, meio de parceria.
    Valeu, amiga!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!!!!!!
    Ameiii....
    de verdade, e muito lindo seu blog, sabe aquelas coisas q te deixam de bem com a vida, com vontade de quero mais..., pois e...
    e as palavras q vc coloca, nossa!
    Parabens!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ps: te a contar para Nira.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Olha as pessoas hoje em dia só olham para o próprio umbigo, acabou aquele lance de "amor ao próximo". Não englobo todo mundo, mas a grande maioria que só se preocupam com os interesses que beneficiarão a si próprios. Coisa louca! E adoram reclamar mesmo, concordo contigo. Se faz sol e calor, reclamam horrores, se faz frio e aquela chuvinha gostosa, reclamam ao quadrado!
    Que isso né, Deus nos presenteou com tanta coisa legal...
    Enfim cumadi, escreva mais coisas legais, estaremos aqui sempre para ler.
    Beijos no meu lindão Heitor e no querido Marcello e claro, muitas beijocas para você.

    ResponderExcluir